Saiba como melhorar a compreensão de leitura

Resultado de imagem para leitura

Saiba como melhorar a compreensão de leitura

 

Melhorar a compreensão de leitura é uma habilidade que você deve desenvolver, antes de entrar para a universidade, pois é uma atividade intelectual complexa, por meio da qual seus professores colocam à prova a sua capacidade de interpretar símbolos gráficos, palavras e outro tipo de imagens, com o objetivo de compreender a informação que se apresentarão para complementar os conteúdos de suas aulas, por isso é importante que procure a forma de fortalecer a sua compreensão de leitura, com o fim de obter bons resultados acadêmicos na universidade.
A compreensão de leitura consiste em extrair e interpretar a informação geral específica que apresentam os textos.

Esse processo é produto de uma interação contínua entre o texto e o leitor, que contribui com seus conhecimentos prévios sobre o tema lido, assim como também as suas capacidades de raciocínio para interpretar de forma coerente o conteúdo do texto.

Dessa forma, o leitor deve ser capaz de organizar e interpretar a informação que lhe permita estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem o texto, e apoiar-se em seu conhecimento extratextual, quando necessário.

Imagem relacionada

A compreensão de leitura implica a capacidade para identificar e compreender as idéias expostas pelo autor em seu texto, a identificação de relações entre ideias, o constante questionamento sobre o texto e seu conteúdo, o estabelecimento de relações entre o texto lido e outros semelhantes que tratem do mesmo assunto, uma posição reflexiva e crítica frente ao texto e a construção do conhecimento a partir da leitura realizada. Caso tenha dificuldades em entender, recomenda-se o estudo seja através de cursos ou aulas online para desenvolver melhor essa qualidades. Veja mais: Tcc Sem Drama.

Para isso, é necessário identificar a informação relevante exposta no texto e discriminá-la de informação secundária, classificar os temas e subtemas presentes no texto, ligar o tópico com o que se sabe dele, concentrar-se na leitura, estar motivado pela atividade de ler, estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem o texto para poder deduzir informação não está explícita e, por último, incorporar novos conhecimentos aos que já possuem, a partir da informação lida e compreendida.

Imagem relacionada

O processo descrito parte da compreensão das diferentes unidades de sentido do texto escrito: palavras, frases, parágrafos e texto. Compreender o significado das palavras que constituem o escrito é fundamental para compreender o sentido das outras unidades, pois se formam a partir de palavras: a oração é a sequência de palavras com sentido completo; o parágrafo é a sucessão de orações ligadas por uma unidade de sentido coerente que trata de um único assunto; o texto, por sua vez, é um grupo de parágrafos relacionados que desenvolvem um tema.

Em resumo, a compreensão de leitura é um processo em que o sujeito leitor deve identificar os significados do texto, armazená-los em sua memória e relacioná-los com outros que já possui para construir, assim, um novo conhecimento. Este processo pressupõe a plena compreensão das unidades de sentido que compõem o texto. Caso você tenha muita dificuldades para compreender, procure um médico. Ele te passará o tratamento mais adequado tais como os melhores remédios para a situação, como o lectus caps comprar, referência no mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *